A década de 20, na moda, foi um período de mudanças significativas. A ciência caminhava em suas descobertas. Atentaram-se à prática de esportes e, por isso, a maneira de se vestir mostrou. Nos anos 20, aconteceu a Primeira Grande Guerra (1914 – 1918). Os homens se alistavam nas forças armadas, o que obrigava as mulheres a desempenhar as funções que eram tão somente para eles. Antes, quadris e seios se destacavam. No século XX, esses elementos se renovaram.
Os velhos vestidos longos e românticos sofreram alguns cortes. Eles tapavam o corpo quase na totalidade. O formato mudou completamente: o que apresentava o desenho de uma flor invertida, agora, toma proporções novas: a forma tubular, os braços e costas sem pano. Os tornozelos estavam à mostra, pois as saias eram mais curtas – até o meio da canela. A maquiagem se sobressaiu nessa época. As mulheres utilizavam batons, lápis nos olhos, tiravam sobrancelhas e abusavam dos produtos que deixavam a face embranquecida.
Nos anos 20, as saias haviam encurtado. Existia um estilo de dança chamado Charleston, inventado na Carolina do Sul – EUA e contava com movimentos não permitidos por vestidos longos. Esses, chegavam até o meio das coxas, no máximo. As garotas dançarinas dos cabarés (casas noturnas famosas na Belle Époque - não tinha ligações com os prostíbulos.) divertiam seus espectadores nas produções.
A moda foi divulgada a partir dos filmes. Os norte-americanos usaram bastante o poder de sedução e a capacidade de beleza contidas nelas, nas superproduções cinematográficas. Com isso, revelaram-se grandes estilistas que expunham suas artes nos corpos dos grandes artistas da época. Era um período de guerras; então, os Estados Unidos perderam o contato com a França, onde se localiza Paris – palco de importantes desfiles. A década de 20 marcou como os anos dourados da moda.
Alguns nomes se destacaram nesse período próspero da moda. O francês Jacques Doucet: causou polêmica ao diminuir o tamanho das saias femininas, trazendo à vista as ligas de renda. Além dele, a sua compatriota Gabrielle Bonheur Chanel, conhecida como Coco Chanel, possuía uma casa de costura. Produziu blazers, chapéus, colares, etc. Na época, foram produzidas roupas esportivas e as modas da praia: os maiôs.
|
Fios
Há 12 anos
0 comentários:
Postar um comentário