Ads 468x60px

01 setembro 2012

Fashion Week


Fashion week.A indústria da moda promove uma Semana de Moda (Fashion Week) que serve para os estilistas mostrarem suas obras. No mundo, acontecem vários eventos como esse, tendo os mais famosos: o fashion week de Londres, Nova Iorque, Roma, Paris e Milão. No Brasil, o Rio de Janeiro e São Paulo têm suas semanas de moda, da mesma forma que nos outros estados.

O primeiro evento em nível mundial, em que inúmeros estilistas se juntam para demonstrar seus trabalhos aconteceu em Nova Iorque. O New York Fashion Week, conhecido como Mercedes-Benz Fashion Week, teve sua primeira edição em meados da década de 40. Na época, o mundo passava por uma guerra. Dessa forma, os estilistas não tinham acesso a Paris, onde o mercado é forte.

Limitados a se manter em Nova Iorque, os recém formados em moda, puderam desfrutar da Press Week, o primeiro grande evento da moda. Pela iniciativa da publicitária Elanor Lambert, os criadores de estilo puderam expor seus materiais nas passarelas.

Duas vezes por ano, Londres promove a Semana de Moda, que acontece nos meses de fevereiro e setembro. O Londres Fashion Week se tornou um dos maiores eventos de moda do mundo. Ele e mais outros três (Paris, Nova Iorque e Milão), formam as “Quatro Maiores” semanas de moda. Em Londres, movimentam-se mais de 100 milhões de euros. Em cada evento frequentam, em média, 5000 mil pessoas.

Em Paris, eles ocorrem todos os anos no Carrousel du Louvre e é um dos grandes desfiles da moda. Em Milão, na Itália, é um dos locais onde passa a semana e faz parte dos Quatro Maiores. A semana de Moda inicia-se em Nova Iorque, passa por Londres e Milão e finaliza em Paris.

No Brasil, existem notáveis desfiles da indústria da moda. São Paulo Fashion Week, em São Paulo; o Fashion Rio, no Rio de Janeiro e o Capital Fashion Week, em Brasília. É claro que tem mais eventos pelo país, tais como os que ocorrem todo ano em Belo Horizonte, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, etc.

O São Paulo Fashion Week (SPFW) é o maior desses eventos. A semana de moda paulista acontece desde 1996, e era chamado Morumbi Fashion Brasil. Ele tomou proporções imensas, a ponto de se tornar o mais importante e visado da América Latina. O SPFW fica em quinto lugar no quesito de maior em nível internacional, atrás apenas de Paris, Milão, Nova Iorque e Londres.

Modelos como Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Ana Cláudia Michels desfilaram no início de suas carreiras, nos palcos do São Paulo Fashion Week. Estilistas como Ricardo Almeida, Alexandre Herchocovitch, Ronaldo Fraga, Reinaldo Lourenço expuseram seus produtos no evento. Assim como as marcas brasileiras como Colcci, TNG, Triton, Osklen, adquiriram mais visibilidade e ficaram mais famosas.

Em Brasília, o Capital Fashion Week nasceu com a visão de lançar os novos estilistas no mercado. La, várias marcas de roupas, óculos, bolsas, acessórios patrocinam e expõem seus produtos. O CFW recebe apoio também de instituições de ensino superior do Distrito Federal. O evento acontece anualmente, no mês de setembro. A idealizadora do projeto foi a empresária Márcia Lima.

0 comentários:

Postar um comentário